Livro A Saga do Sudário de Cristo (Fev2022)

A saga desconhecida do SUDÁRIO DE CRISTO e de sua Igreja”

Um romance de Jack Brandão

P capa livro Jack Brandão.jpg

Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a editora Lumen et Virtus recebe para o lançamento do livro de autoria do Prof. Dr. Jack Brandão - “A saga desconhecida do SUDÁRIO DE CRISTO e de sua Igreja”.

A publicação é o resultado, em forma de romance, de mais de três décadas de pesquisa sobre um dos temas mais estudados no mundo durante o sec. XX - o Santo Sudário de Turim – realizado por um dos mais reconhecidos pesquisadores sobre o tema no hemisfério Sul. Nele, o Prof. Jack Brandão relata resultados advindos de uma pesquisa executada através de “uma arqueologia não só do objeto em si, como também da Igreja que se forma por meio dos apóstolos e de seus sucessores.”

“Discorrer sobre o Santo Sudário é adentrar em um terreno pantanoso, repleto de narrativas fantásticas muitas das quais propagadas por pessoas piedosas que sequer as haviam vivenciado, mas que escutaram de alguém aquilo que receberam de um outro que ouviu de um terceiro... Tal fissura só foi possível devido à ausência de registros seguros tanto nos Evangelhos – os quais nos legaram pouquíssimas informações a esse respeito ou para centrar-se no essencial, a ressurreição do Senhor, ou para não ter de reproduzir e propagar um ato banal no seio daquela sociedade –, quanto na história dita oficial, muitas vezes também preocupada com o incomum e o diverso.

Apresenta-se, de maneira verossimilhante, a possível origem do tecido – desde a plantação do linho no Egito, sua manufatura nos teares sírios até sua chegada à Jerusalém –, os meios empregados para salvaguardá-lo e protegê-lo dos inimigos da fé, bem como sua elevação a objeto científico, a partir da fotografia de Pio Secondo, em 1898. Utilizando-se o tecido de linho como personagem principal de sua saga, teremos não só uma viagem pela história do Santo Sudário, como também pelo surgimento e desenvolvimento da

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Homenagem à Wilma Ramos ( Mai22)

Véspera (Abr24)

Mais que Mágica (Ago24)